Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Plinia ilhensis G.M.Barroso EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-05-2012

Criterio: A2c;B1ab(iii,v)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

É uma espécie arbustiva endêmica do Estado do Rio de Janeiro, em Floresta Ombrófila Densa eRestinga, com EOO de 1.469,06 km². É encontrada em uma região sob intensa pressão antrópica e que sofreu grande perda de habitat. Essa perda foi maior do que 70% em alguns municípios, de maneira que se suspeita que tenha havido mais do que 50% de perda de área de ocupação da espécie nos últimos 15 anos. Por estar presente em uma região que sofreu intensa modificação humana, suspeita-se que a população de P. ilhensis seja severamente fragmentada. Dessa maneira, a espécie é considerada "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Plinia sebastianopolitana G.M.Barroso;

Família: Myrtaceae

Sinônimos:

  • > Calyptranthes bimarginata ;
  • > Plinia ilhensis ;
  • > Chytraculia bimarginata ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Espécie descrita em Napaea 10: 2 fig. 1994.

Dados populacionais

Plinia ilhensis é conhecida apenas por oito exemplares, que ocorrem de forma isolada uns dos outros (Souza, 2009). Barros (2008) encontrou dois indivíduos da espécie em 0.1 hectare de Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Distribuição

A espécie é endêmica do Estado do Rio de Janeiro (Sobral et al., 2012).

Ecologia

Arbusto de ocorrência em Floresta Ombrófila Densa (Sobral et al. 2009) e Restinga (Souza, 2009), sendo considerada uma espécie secundária tardia (Barros, 2008).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade low
Detalhes Nos municípios do Rio de Janeiro e de Saquarema, o percentual de remanescente de Mata Atlântica é de 17% e 13%, respectivamente (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011)

1.4 Infrastructure development
Severidade high
Detalhes A serra da Tiririca, onde a espécie ocorre nos municípios de Niterói e Maricá (RJ), vem sofrendo uma intensa degradação resultante da expansão urbana (Barros, 2008).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Detalhes Atualmente, a Mata Atlântica do município de Niterói encontra-se reduzida a 22% da sua área original (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011)

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Severidade high
Detalhes A serra da Tiririca, onde a espécie ocorre nos municípios de Niterói e Maricá (RJ), vem sofrendo uma intensa degradação por invasão de espécies exóticas (Barros, 2008)

1.4.3 Tourism/recreation
Severidade high
Detalhes A Serra da Tiririca, onde a espécie ocorre nos municípios de Niterói e Maricá (RJ), vem sofrendo uma intensa degradação devido ao turismo desordenado (Barros, 2008).

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade very high
Detalhes No município de Armação dos Búzios, onde a Mata Atlântica foi reduzida a 21% da sua área original a especulação imobiliária constitui uma séria ameaça à vegetação (Dantas et al. 2009).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Estadual da Serra do Tiririca (Barros, 2008) e na Reserva Ecológica Estadual de Jacarepiá (CNCFlora, 2011).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada Em Perigo (EN), segundo a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- BARROS, A.A.M. Análise florística e estrutural do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói e Maricá, Rio de Janeiro, Brasil. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro/Escola Nacional de Botânica Tropical, 2008.

- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- SOBRAL, M.; PROENçA, C.; SOUZA, M.; MAZINE, F.; LUCAS, E. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SOUZA, M.C. Estudos taxonômicos em Myrtaceae no Brasil: Revisão de Neomitranthes Kausel ex D.Legrand e contribuição ao conhecimento da diversidade e conservação de Plinia L. no Domínio Atlântico. Tese de doutorado. : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Plinia ilhensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Plinia ilhensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/05/2012 - 15:55:52